terça-feira, 3 de junho de 2008

O Aquecimento Global

O clima de agora, em relação a alguns anos atrás, está muito modificado.
Há cerca de quarenta anos, o clima era completamente diferente.
Os Invernos eram mais frios e prolongados, os Verões mais frescos e longos, as quatro estações eram mais definidas e distintas umas das outras.
Agora é totalmente diferente, as flores que haviam de abrir na Primavera estão a abrir duas vezes ao ano. O Inverno é mais quente e florido, o Verão muito mais quente e seco. As orquídeas, que normalmente florescem uma vez ao ano, estão a florir duas vezes, os crisântemos, as pelúcias e outras espécies também.
O que provoca as alterações climáticas? Há causas naturais, como os ciclos solares, a variação da inclinação do eixo da Terra e o vulcanismo, entre outros.
A poluição atmosférica é provocada principalmente pela queima dos combustíveis fósseis, petróleos, carvão e gás natural, pela poluição das indústrias e dos transportes.

O que devemos fazer para minimizar as alterações climáticas?

Não usar herbicidas nem pesticidas, não deitar para o solo os resíduos tóxicos, não desperdiçar a água, separar o lixo e os produtos que não usamos e pô-los nos ecopontos e ecocentros, usar mais produtos reciclados, evitar produtos embalados, aproveitar restos de legumes, de frutas, de plantas e outros mais para fazer reciclagem orgânica.

Vamos preocupar-nos mais pelo nosso Planeta pois sem ele nós não existimos.
Temos de agir rápido – O Nosso Planeta está a morrer.
Vamos tratar dele.

Lurdes Pinheiro.EFAB3-turma 2

3 comentários:

Unknown disse...

E muito bom ajudarmos o nosso ambiente,para ele estar melhor,gostei muito do vosso trabalho sobre o aquecimento global

Alpina Pastelaria disse...

Que bonita imagem dos Açores, esta muito giro.

continuem a ser tão eco-alunos.

nota: o Prof. de TIC e que me obrigou a ver o Blog, mas, esta giro.

Paulo

Annabel disse...

É verdade: não podemos deixar morrer o nosso Planeta! Temos de fazer tudo o que pudermos para ter uma vida mais saudável, não só para nós mas para as gerações futuras. Parabéns pelo vosso trabalho e pela escolha do tema do Ambiente.