terça-feira, 17 de junho de 2008

O nosso Ecoponto

A reciclagem permite reduzir os resíduos depositados nos aterros sanitários, bem como poupar energia e matérias-primas.

Os resíduos que separamos nas nossas casas seguem para reciclagem. Separar em casa é uma questão de hábito. Para isso, temos de utilizar os ecopontos e colocar as embalagens nos lugares respectivos, de acordo com as cores.

No verde devemos colocar garrafas e boiões de vidro; no amarelo garrafas de plástico, sacos de plástico, latas de bebidas, conserva e pacotes de bebidas; e no azul caixas de cartão, jornais, revistas, papel de escrita e de impressão. Na nossa região estes resíduos são posteriormente recolhidos pela ERSUC da Taboeira, que é uma estação de triagem de resíduos. Estas embalagens são depois transformadas e servem de matérias-primas para o fabrico de outros produtos.

Neste primeiro tema de vida tratámos o ambiente. O meu grupo escolheu o tema dos resíduos e decidimos fazer um ecoponto. Primeiro, fizemos uma pesquisa e elaborámos o projecto. Foi preocupação nossa reutilizarmos materiais, como madeira e latas de verniz utilizadas numa fábrica de madeiras.

Primeiro, cortámos a madeira, para de seguida colar as tampas e a base de suporte com cola e parafusos; de seguida cortámos as latas e unimo-las duas a duas. Com a ajuda de uma máquina de lixar, lixámos todas as peças. Depois de já estarem prontas, utilizámos o compressor pintámos os recipientes com as cores respectivas, sendo a base pintada de preto.

Depois, escrevemos e imprimimos as palavras, e recortámo-las e pintámo-las nos recipientes; por fim, colocámos rodas na base para o podermos mover para qualquer lado.

Este projecto é inovador porque, num só ecoponto, estão inseridos 5 recipientes para diferentes tipos de lixo: vidrão, papelão, embalão e indiferenciado.É preciso não esquecer que este sistema só é útil se todos os cidadãos aderirem à recolha selectiva de resíduos, para o meio ambiente proteger.

Paulo Oliveira EFA turma2

Sem comentários: