quinta-feira, 19 de junho de 2008

A poluição da Água

A água é um valiosíssimo recurso natural. A vida de todos os seres existentes na Terra depende dela. Apesar de ser um recurso inesgotável e renovável, a água potável está a escassear devido ao desperdício e à poluição crescente causada pelo Homem.

São vários os factores de poluição das águas:

Poluição Doméstica
Frequentemente, nos grandes centros urbanos, as águas residuais dos esgotos contendo grandes quantidades de matéria orgânica, nutrientes e microrganismos são lançados nos rios, lagos e albufeiras sem qualquer tipo de tratamento. Isto constitui um grande perigo para a saúde das pessoas; para tentar contrariar esta situação, devemos utilizar produtos biodegradáveis e não atirar comida para os esgotos.

As marés negras
Outro tipo de poluição dos mares é causado pelo derrame de petróleo bruto nos oceanos com consequências altamente destruidoras, levando à morte muitas espécies de fauna marinha. Por vezes estas marés negras atingem as costas, provocando grandes prejuízos para os pescadores e ainda para o turismo.

A poluição agro-pecuária
Todos sabemos que é costume a utilização de fertilizantes químicos e pesticidas na agricultura. Infelizmente parte desses produtos são conduzidos pelas chuvas para os rios causando mesmo a morte de seres vivos; outras fontes de poluição igualmente perigosas são a pecuária e a avicultura que lançam para os rios e ribeiros os seus efluentes.

A poluição industrial
A indústria é considerada a actividade mais poluidora da água, uma vez que uma grande quantidade de produtos químicos e substâncias tóxicas são lançadas nos rios, provocando graves desequilíbrios ecológicos e transformando alguns rios em autênticas fossas a céu aberto.

É urgente tomar medidas para mudar esse estado de coisas se queremos ter futuro na Terra.

Sofia Aires
EFA-turma2

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!!
Este blogue está muito bem feito, estive a ler o texto sobre a poluição da água e realmente todos nós sabemos que precisamos da água mas continuamos a contamina-la, pode ser que este blogue nos ajude a perceber como a água é tão importante!!!!
Rita Martins

Anónimo disse...

Está muito giro realmente têm aquilo que necessitamos sobre a poluição da água...beijos da sua filha...
Francisca

Anónimo disse...

mano esse trabalho arrasso ai né consegui um 10 em ciencias por causa desse negocio criem mais sites que voces tão no topo caras

Anónimo disse...

a agua é inesgotavel e renovavel? ¬¬'

Anónimo disse...

Oh brother este trabalhinho ta demais,nem o bar da praia esta demais.
Continua na gangsta,e fuma gandes parrões <3 peace